1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

elementary OS 5 Juno

 

Depois de um longo conjunto de meses em desenvolvimento, os criadores do elementary OS alcançaram uma nova meta, com o lançamento do novo elementary OS 5 Juno.

 

Esta versão pretende ser uma considerável melhoria em comparação com a 0.4, e o salto no número não surge sem motivo. Esta nova versão conta com um conjunto de novidades e melhorias que irão facilitar a utilização do sistema para qualquer utilizador.

 

As melhorias podem ser divididas em duas partes: o desktop consideravelmente remodelado e as aplicações nativas do sistema.

Começando pelo desktop, foi implementado o novo Modo noturno, que permite adaptar as cores do ecrã para reduzir a emissão de luz azul durante a noite – com benefícios para a visão. Esta funcionalidade pode ser ativada manualmente ou de acordo com o horário do por do sol, variando onde o utilizador se encontre.

 

modo noturno

 

Para os amantes de vídeos, o novo modo picture-in-picture permite reproduzir o conteúdo multimédia enquanto se trabalha em outras aplicações. Outras melhorias podem ser englobadas na nova ferramenta para Screenshots, atalhos, novas animações e Ícones, um novo conjunto de sons para o sistema, entre outras.

 

PiP

 

No geral, as melhorias na interface pretendem adaptar o estilo do sistema para algo mais limpo e refinado, enquanto se melhora também a experiência de utilização final.

No entanto, um dos pontos principais do elementary OS encontra-se sobre a sua loja de aplicações – a AppCenter. Nesta versão foram também adicionadas várias melhorias, mas sobretudo com destaque para o novo sistema “Pay-What-You-Want”.

 

appcenter

 

Todas as aplicações disponíveis no AppCenter são open-source, no entanto, alguns programadores podem disponibilizar as mesmas num formato pago. A partir de agora, todas as aplicações pagas irão assumir o formato de “Pay-What-You-Want”, onde o utilizador pode escolher o quanto pretende pagar pela app para ajudar o seu desenvolvimento – se é que pretende pagar de todo, não sendo obrigatório.

 

pagamento appcenter

 

Com esta medida espera-se poder fornecer um balanço entre a ajuda aos programadores e a disponibilidade das apps para entidades que não possam realizar o pagamento ou onde os custos sejam proibitivos.

 

O editor elementary Code também foi uma das aplicações nativas que recebeu várias melhorias, entre as quais se destaca um novo estilo, adição do modo escuro, novas opções de controlo e integração direta com Git.

 

elementary code

 

Por fim, outras aplicações como o Gestor de Ficheiros, Leitor de Música, Fotos, Terminal e o navegador Epiphany, também receberam várias novidades. Destaque para o novo suporte a sincronização cloud do Epiphany, que permite manter todos os favoritos guardados de forma segura e sincronizados entre diferentes dispositivos.

 

As novidades são certamente bastante extensas, e apesar de as principais terem já sido referidas neste artigo, recomendamos verificar o blog oficial da distribuição para verificar todas as mudanças.

O download da nova versão também pode ser realizado a partir do site elementary.io.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech