A Apple removeu da sua App Store a aplicação “Juno for YouTube”, uma app que era usada para aceder a conteúdos do YouTube com algumas modificações. A remoção terá sido realizada depois de uma queixa apresentada pelo YouTube, e derivado da violação de direitos de autor dentro da mesma.
A plataforma de vídeos afirma que a Juno altera o website da empresa de forma não autorizada. De relembrar que esta aplicação é considerada pelo seu autor como uma simples app web, que apresenta os conteúdos diretamente do YouTube, e com modificações a nível de CSS para alterar a interface e tornar a mesma similar ao visionOS da Apple.
O programador afirma ainda que a Juno não bloqueia qualquer publicidade da plataforma, nem faz uso de qualquer logo que não exista já na própria plataforma de vídeos. O termo “for YouTube”, que se encontra no próprio nome da app, também se encontra dentro dos termos aceites pela Google para o uso da marca.
Apesar da disputa do programador, o YouTube parece não ter voltado atrás na decisão, sendo que a Apple foi assim forçada a remover a aplicação da App Store.
A aplicação foi inicialmente criada como uma forma de teste pelo programador, para avaliar a sua implementação dentro do visionOS da Apple. Quem já tenha a aplicação instalada nos seus dispositivos ainda pode continuar a usar a mesma, mas não vai contar com futuras atualizações, e mudanças feitas pelo YouTube podem ter impacto na mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!