A Google tem vindo a lançar algumas atualizações do Chrome focadas em garantir mais privacidade para os utilizadores – mesmo que estas ainda estejam longe de ser perfeitas. Com a versão do Chrome 93, que a empresa revelou em finais de Julho, foram feitas algumas melhorias nesse sentido.
No entanto, mais medidas estão previstas de chegar em breve, não apenas ao desktop mas também à versão do Chrome para dispositivos móveis.
De acordo com uma mudança prevista sobre a plataforma de desenvolvimento do Chrome, o Chromium Gerrit, a Google encontra-se a preparar uma nova funcionalidade de re-autenticação biométrica para abas anónimas.
Basicamente, com este sistema, o Chrome passa a ter de confirmar novamente a autenticação dos utilizadores para aceder a abas anónimas, depois do navegador ser encerrado.
Por exemplo, se uma aba anónima for aberta e depois o utilizador encerre o navegador – sem fechar primeiro a aba – da próxima vez que o Chrome for aberto será necessário revalidar a autenticação do utilizador, através da impressão digital.
A funcionalidade também já se encontra disponível no Chrome Canary, mas ainda não possui utilidade. Os utilizadores podem ativar a flag em "Enable device reauthentication for Incognito", mas não irá funcionar – possivelmente pela Google ainda se encontrar a desenvolver a mesma internamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!