1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

gráfica da Nvidia no pc

 

Para quem estava a pensar comprar placas gráficas nos próximos tempos, estas talvez não sejam as melhores notícias. Como se sabe, as gráficas têm vindo a ser um dos componentes para computadores mais cobiçados nos últimos meses – e também os mais difíceis de encontrar.

 

Devido às criptomoedas e à própria crise de semicondutores no mercado, as gráficas tem vindo a ficar disponíveis de forma consideravelmente limitada, com stocks em falta sobre os principais revendedores – ou a serem vendidas no mercado paralelo a preços que podem ser consideravelmente mais elevados que o “normal”.

 

Nas últimas semanas, a tendência do preço das gráficas tinha vindo a cair, o que trazia boas notícias para o mercado. No entanto, isto foi de pouca dura, sendo que agora os valores parecem estar novamente no caminho de aumentarem.

 

Durante o mês de agosto, o preço médio das placas tanto da Nvidia como da AMD aumentaram novamente, sobretudo para os modelos mais recentes de cada uma das marcas.

Segundo os dados da entidade 3DCenter.org, os preços das placas de arquitetura Ampere da Nvidia aumentaram 9% apenas na Alemanha, sendo que a linha RDNA 2 da AMD aumentou 5% do preço no mercado.

 

preço das placas no mercado da alemanha

 

Apesar de estes dados dizerem respeito à Alemanha, a tendência tem vindo a verificar-se a nível mundial. Portanto a diferença para outros países não será significativa.

Como exemplo, a GeForce RTX 3070 foi uma das placas mais vendidas nos EUA durante os últimos tempos, o que também levou a um considerável aumento nos preços. O valor médio da placa aumentou 14% entre os meses de Julho e Agosto, estando agora em cerca de 1228 dólares por unidade.

 

Isto pode vir a complicar ainda mais se os rumores que a TSMC e a Samsung pode estar a preparar-se para aumentar o preço de produção dos seus chips, o que vai fazer com que a produção das placas gráficas também fique mais cara e, consequentemente, o valor das mesmas volte a subir.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech