A Google parece estar focada em tornar o Chrome um dos principais navegadores para jogos online... ou pelo menos é essa a ideia que a empresa faz passar com as recentes alterações previstas para o Chrome Beta 94.
De acordo com a empresa, a nova versão do Google Chrome irá ser focada em melhorar consideravelmente as tecnologias usadas para jogos online, tornando assim o navegador mais adaptado para este genro de conteúdos.
Para tal, a empresa encontra-se a melhorar drasticamente algumas das APIs e tecnologias usadas pelo navegador, e que são também aproveitadas por jogos online, tirando total partido do hardware onde o navegador se encontre.
Para começar, a empresa pretende melhorar os codecs usados pelo navegador. Atualmente o Chrome usa HTMLMediaElement, Media Source Extensions, WebAudio, MediaRecorder e WebRTC. No entanto, para a Google, estes codecs não são suficientes para obter um bom rendimento em determinadas situações.
Como tal, o objetivo agora passa por criar um codec de “baixo nível”, que tenha mais acesso ao sistema e possa, desta forma, suportar um vasto conjunto de tecnologias inerentes do mesmo – além de melhorar o desempenho em tarefas como a latência e uso do CPU.
Para além dos codecs, a Google encontra-se também a desenvolver o WebGPU. Esta tecnologia será a sucessora dos WebGL e WebGL2 para a web. Esta permite um acesso mais aberto para a gráfica, obtendo assim mais desempenho da mesma e podendo até usar algumas das tecnologias proprietárias desta – tanto do lado da Nvidia como da AMD.
Esta nova tecnologia também deverá facilitar a tarefa dos programadores em criarem jogos que possam aceder a mais recursos da gráfica, tornando assim os seus títulos mais eficientes para a web.
Como indicado no início do artigo, estas novidades encontram-se a ser atualmente testadas no Chrome 94 Beta, sendo que a previsão será que cheguem aos utilizadores em geral com o Chrome 99.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!