1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Microsoft

 

A Microsoft encontra-se a preparar para realizar uma das mudanças mais drásticas de sempre na forma como as contas da sua plataforma funcionam.

 

A empresa encontra-se a testar uma nova forma de garantir a segurança das contas dos utilizadores dentro da sua plataforma, e uma das alterações que poderemos ver em breve será a remoção completa das passwords.

Pode parecer estranho, mas o objetivo da Microsoft passa por tornar as contas dos utilizadores totalmente livres de senhas, dando a possibilidade de login através de outros meios considerados mais seguros pela empresa.

 

Os utilizadores podem selecionar diferentes métodos de login que pretendam em alternativa a senhas, nomeadamente através do uso de chaves de segurança físicas, códigos de autenticação enviados via email ou SMS, uso do sistema do Windows Hello ou através da aplicação do Microsoft Authenticator.

 

Numa primeira fase, esta funcionalidade vai ser totalmente opcional, e apenas os utilizadores que pretendam podem ativar as mesmas nas suas contas da Microsoft. Mas o objetivo da empresa será focar esta funcionalidade para o máximo de utilizadores possíveis. Caso pretenda ativar a mesma basta aceder às definições da sua conta da Microsoft, escolhendo a opção "Opções de Segurança adicionais" e ativando a opção "Conta sem Senha".

 

conta sem senha microsoft

 

De notar que a empresa já tinha começado a testar algo similar em Março deste ano, mas agora espera-se que seja finalmente disponibilizado para um público mais abrangente. Esta funcionalidade tem vindo também a ser bastante pedida pelos utilizadores na comunidade de serviços Azure.

 

Segundo a empresa, uma das motivações para esta medida deve-se ao considerável aumento de ataques a senhas que tem vindo a ser verificados nos últimos tempos. Segundo os dados da empresa, são registados mais de 579 ataques a senhas a cada segundo contra contas da Microsoft, totalizando mais de 18 biliões de ataques ao longo do ano.

 

Um dos principais motivos para tal encontra-se no facto que muitos utilizadores tendem a usar sempre as mesmas senhas em diferentes contas. Além disso encontra-se ainda o facto que muitas vezes as senhas são elas próprias de baixa segurança, contendo dados como nomes de familiares ou datas de nascimento.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech