1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Silverlight

 

Em tempos o Silverlight era uma framework da Microsoft bastante usada para tecnologias na web, sobretudo para as que eram desenvolvidas com foco no Internet Explorer 11. No entanto, ao longo dos anos, esta veio a perder relevância sobretudo devido às melhorias feitas com o HTML5.

 

Tendo isto em conta, a Microsoft confirmou agora que o Silverlight vai chegar oficialmente ao seu fim de suporte no dia 12 de Outubro de 2021. A partir desta data o Silverlight deixa de ser considerado seguro, e deve ser imediatamente removido de todos os sistemas onde se encontre.

 

É possível que mesmo que o tenha instalado no passado sobre o seu sistema, este se encontre apenas a ocupar espaço ou, na pior das possibilidades, a ser mais um software que pode ser futuramente aproveitado para ataques. Como tal a sua remoção é recomendada.

 

alerta da Microsoft para fim de suporte

 

De relembrar que o Silverlight deixou de ser suportado no Google Chrome em 2015 e no Firefox em 2017. O Microsoft Edge nem recebeu suporte ao Silverlight de todo, mas o modo do Internet Explorer integrado no mesmo suporta.

 

De notar que as aplicações que ainda estejam em funcionamento com base na tecnologia Silverlight irão continuar a funcionar normalmente. No entanto, é recomendado que seja feita a atualização para tecnologias mais recentes o quanto antes neste caso. O website da framework também vai permanecer ativo, mas os ficheiros de instalação do mesmo irão deixar de se encontrar disponíveis.

 

De notar que existem alternativas que podem ser consideradas mais seguras atualmente, sendo que uma delas é o OpenSilver. Este projeto open source pretende dar uma continuação ao Silverlight usando tecnologias mais atualizadas e seguras – a versão final estável encontra-se prevista de ser disponibilizada quando o Silverlight for descontinuado em Outubro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech