1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Android e segurança

 

A Google revelou que vai disponibilizar um novo conjunto de funcionalidades, inicialmente lançadas apenas para o Android 11 e focadas em privacidade, para um conjunto mais alargado de dispositivos.

 

De acordo com a empresa, a funcionalidade de “auto-reset” das permissões mais arriscadas do sistema vai chegar a mais dispositivos, depois desta ter sido introduzida no Android 11. Esta funcionalidade permite remover automaticamente permissões consideradas de risco para apps que não tenham sido usadas durante um longo período de tempo.

 

As permissões de risco são todas as que possam ter impacto na privacidade ou segurança dos dados dos utilizadores. Inicialmente esta função foi apresentada apenas para o Android 11, mas agora a Google pretende fornecer a mesma para mais equipamentos através de uma atualização dos Serviços da Google.

 

A novidade vai chegar a todos os dispositivos que tenham os serviços da Google atualizados e desde o Android 6.0 até ao Android 10. Como referido anteriormente, do Android 11 para cima esta função é algo já nativo no sistema.

 

A expansão vai começar a partir de Dezembro de 2021 para milhões de dispositivos Android, que atualmente correm os Serviços da Google. Além disso, o sistema vai também começar de imediato a realizar o reset dessas permissões arriscadas para todas as apps que não sejam utilizadas.

 

No estilo da Google, a funcionalidade vai ser fornecida em formato gradual, portanto ainda pode demorar algumas semanas para chegar a todos os equipamentos. A empresa estima ter todos os dispositivos atualizados com esta novidade até ao final do segundo trimestre de 2022.

 

Esta adição é sem dúvida importante para adicionar uma camada extra de privacidade e segurança para os utilizadores, ainda mais tendo em conta que afeta todos os dispositivos em antigas versões do Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech