1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 widgets

 

Os widgets são uma das novidades que a Microsoft integrou sobre o Windows 11, e que permite aos utilizadores terem acesso rápido a algumas informações úteis para o dia a dia, como é o caso de notícias ou o estado do tempo e do trânsito.

 

No entanto, apesar de alguns até considerarem esta funcionalidade interessante, existe uma maior percentagem que considera algo totalmente desnecessário. E existe um problema para quem se encontre na segunda opção: o Windows não dá muito controlo sobre o que se pode fazer.

 

Apesar de ser possível esconder o botão dos widgets da barra de tarefas do sistema, isso na realidade não “desativa” os widgets, apenas esconde a forma de os aceder. Em segundo plano o sistema ainda permanece com um processo ativo, que pode ocupar vários MB de memória e recursos do sistema, quando no final será algo que nunca se vai aceder.

 

Desativar o botão dos widgets é relativamente simples, basta aos utilizadores acederem às definições da Barra de Tarefas, e desativar a opção de mostrar o ícone dos widgets.

 

desativar ícone dos widgets no windows 11

 

No entanto, desativar o processo que permanece em segundo plano é uma questão completamente diferente. Mesmo com o ícone desativado da Barra de tarefas, é possível verificar-se que o processo final ainda se encontra ativo no Gestor de Tarefas.

 

No entanto, existe uma forma de realmente o remover. Vamos verificar como em seguida:

1- Aceda ao Terminal do Windows como Administrador.

2- Introduza o seguinte comando: winget uninstall "windows web experience pack"

3- Aceite os termos da Microsoft sobre a remoção do programa (caso surja) e aguarde alguns segundos.

 

terminal para remover widgets

 

Feito isso, os widgets serão efetivamente removidos do sistema, o que inclui o processo em segundo plano. Este comando remove o pacote “MicrosoftWindows.Client.WebExperience” do sistema, que basicamente é o utilizado pela Microsoft para apresentar os widgets.

 

Para quem pretenda voltar a ter os widgets de volta, o processo também é relativamente simples: basta voltar a instalar o pacote. O “Windows Web Experience Pack” encontra-se disponível a partir da Microsoft Store, portanto os utilizadores podem, sempre voltar a reinstalar o mesmo caso necessitem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech