1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

memória RAM em computador

 

A Samsung revelou que se encontra a iniciar a produção em massa da nova linha de memórias em 14 nm DRAM, a mais recente tecnologia no mercado e uma das mais pequenas na indústria das memórias.

 

Aproveitando as capacidades do DDR5, a Samsung refere que as suas memórias DRAM em 14 nm vão permitir obter velocidades em torno dos 7.2 gigabits por segundo. Em comparação, o mesmo género de memórias DRAM em formato DDR4 permitem “apenas” 3.2 Gbps.

 

Além disso, as novas memórias em 14 nm vão também permitir uma redução no consumo de energia que a empresa afirma atingir os 20% comparativamente a gerações anteriores da memória. Em parte, estas melhorias são também possíveis graças à nova tecnologia conhecida como extreme ultraviolet (EUV), que permite reduzir drasticamente o tamanho dos chips.

 

Espera-se que as memórias DDR5 venham a fornecer capacidade para processamento para conteúdos como inteligência artificial e machine learning, bem como melhorias para centros de dados e servidores em geral.

 

Obviamente, este género de memórias encontra-se inicialmente focados para centros de dados e servidores, que serão os que melhor poderão tirar proveito das mesmas. Para o mercado dos consumidores em geral ainda deverá faltar algum tempo para vermos as mesmas em produção de larga escala - mesmo que chips como os recentes Alder Lake da Intel podem vir a suportar os mesmos.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech