Para os fãs dos jogos FIFA, recentemente surgiram notícias que a EA Sports poderia estar a preparar-se para mudar o nome da franquia, algo similar ao que aconteceu com a Konami para o PES.
No entanto, agora foram conhecidos mais detalhes sobre os possíveis motivos para esta mudança... e como muita coisa na vida, tem a ver com dinheiro.
Durante a semana passada, a Electronic Arts revelou o novo FIFA 22, mas deixou também a indicação sobre a possibilidade do jogo vir a mudar de nome no futuro, colocando a questão para a comunidade e advertindo para possíveis mudanças. Uma das mudanças encontra-se em deixar de lado o nome “FIFA”.
Apesar de ainda não existir uma confirmação exata do motivo pelo qual a empresa iria deixar de utilizar o nome, o portal New York Times aponta que um dos motivos pode mesmo ser derivado do licenciamento do nome. Como se sabe, “FIFA” é uma marca bastante reconhecida do mercado do futebol mundial - e portanto, a EA necessita de pagar para o uso da mesma nos seus títulos.
Apesar de ter sido isso mesmo que a editora fez ao longo dos anos, parece que recentemente surgiram desentendimentos sobre o valor que a EA necessita de pagar à FIFA para manter o nome. De relembrar que, em 2013, o acordo para o uso da marca foi estendido até 2022, e agora que o mesmo se encontra a terminar, parece que a FIFA está a requerer mais dinheiro para continuar a ser usado o nome.
Ao que parece, a FIFA pretende que a EA pague mais do dobro do preços que tinha sido acordado inicialmente, para poder usar o nome durante quatro anos. Algumas fontes apontam que este valor pode atingir quase mil milhões de dólares por apenas quatro anos.
Existem ainda outras limitações que a FIFA pretende aplicar sobre como a EA pode usar o termo, colocando ainda mais entraves.
É importante relembrar que todo o ecossistema de jogo do FIFA pode gerar valor virtual que se converte em dinheiro real, e é bastante provável que a FIFA pretenda também uma parte dos ganhos. Apenas a funcionalidade “Ultimate Team” dos jogos da FIFA vale mais de mil milhões de dólares para a EA.
De notar que, na mesma altura em que surgem estas notícias, também foi revelado que a EA registou recentemente a marca “EA Sports FC” em vários mercados, com algumas fontes a apontarem que este pode ser o novo título dos jogos da editora.
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