1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Whatsapp logo

 

Se utiliza o WhatsApp para as comunicações do dia a dia, possivelmente também deve ter ativado o sistema de backups automáticos para o iCloud ou Google Drive. Esta é uma funcionalidade bastante útil para manter todos os seus dados seguros no caso de alterar de telefone ou se o perder.

 

Até agora, os backups eram guardados nas contas da Google Drive ou iCloud de forma não encriptada. Ou seja, os utilizadores poderiam tecnicamente aceder aos conteúdos se assim o pretendessem, sem que os mesmos estivessem protegidos.

No entanto, isso vai agora mudar, sendo que a plataforma encontra-se a disponibilizar o novo sistema de encriptação ponta a ponta para backups. Este sistema permite que os backups sejam enviados de forma segura, e apenas os utilizadores com a chave ou a senha de acesso poderão aceder aos mesmos.

 

Esta novidade já se encontra disponível para todos os utilizadores do WhatsApp, sendo que também é relativamente simples de ativar. Neste artigo iremos verificar como o pode fazer.

 

Primeiro, aceda às Definições da sua conta do WhatsApp > Conversas > Cópia de segurança das conversas.

 

opções para ativar encriptação de backups

 

Dentro desta opção deverá encontrar uma que diz “Cópia de segurança encriptada ponto a ponto”.

 

ativar encriptação

 

Ao carregar nessa opção deverá ser questionado se pretende utilizar uma senha ou gerar uma chave de 64 carateres para garantir a encriptação dos dados. Poderá escolher a opção que pretenda, mas lembre-se que a chave de segurança gerada necessita de ser guardada se alguma vez pretender restaurar os conteúdos no futuro - portanto necessita de a copiar para um lugar seguro.

 

selecionar senha ou chave

 

Feito isto, o backup encriptado deverá encontrar-se ativo. Os backups feitos daqui em diante já deverão encontrar-se encriptados e seguros de olhares de terceiros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech