1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows XP

 

Para muitos, o primeiro contacto com sistemas Windows pode ter sido feito numa das distribuições mais reconhecidas do sistema: o Windows XP. E hoje celebra-se exatamente o 20º aniversário do sistema operativo.

 

O Windows XP foi lançado originalmente a 25 de Outubro de 2001, tendo sido rapidamente acolhido como um dos melhores sistemas operativos lançados pela empresa. O sucesso da plataforma foi tal que ainda nos dias de hoje é possível encontrar computadores que estão a usar esta versão do sistema - embora em menor número, tendo em conta os problemas de segurança de um sistema não atualizado.

 

O Windows XP deixou de ser oficialmente suportado pela Microsoft em 14 de Abril de 2009, no entanto o suporte estendido ainda se prolongou por mais algum tempo, até 2014. Mesmo chegando a esta altura, ainda vários sistemas estavam a usar o Windows XP como sistema padrão, devido á sua popularidade.

 

Atualmente o sistema não é oficialmente suportado pela empresa, e encontra-se drasticamente desatualizado. Apesar disso, devido ao facto de ainda se encontrar em muitos sistemas a nível mundial, a Microsoft lançou algumas atualizações para corrigir falhas graves que afetaram várias versões do Windows, como é o caso do EternalBlue e BlueKeep, mas estas foram apenas fornecidas como um “extra”.

 

Atualmente os dados mais recentes apontam que existem cerca de 0.59% sistemas com Windows no mercado a usar ainda o XP. Na sua grande maioria, estes sistemas dizem respeito a computadores desatualizados ou de equipamentos críticos que não podem ser atualizados para versões recentes do sistema.

Para utilizadores comuns, obviamente, não se recomenda o uso do XP, devido às falhas que podem ser exploradas para ataques.

 

Para muitos, o Windows XP foi a porta de entrada no mundo dos computadores e ainda mais do sistema Windows, e não deixa de ser importante relembrar que, com a chegada do Windows 11 faz relativamente pouco tempo, muito tem vindo a mudar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech