Em meados de 2010, o grupo conhecido como “fail0verflow” ficou conhecido por contornar algumas das medidas de segurança da consola PS3, dando acesso a um controlo mais alargado da consola. E agora, o mesmo grupo chega com novidades sobre a mais recente geração da consola da Sony.
A partir do Twitter, o grupo veio confirmar que aparenta ter obtido acesso às “root keys” da PS5. A confirmar-se, isto será um grande feito para a tarefa de conseguir desbloquear a consola, o que basicamente permitiria à consola correr jogos mesmo de fontes terceiras - o que certamente não agradará à Sony, tendo em conta que também permitiria a pirataria na consola.
As Root Keys são usadas pelo sistema operativo da PS5 para validar os jogos instalados na mesma. Com acesso a estas chaves, seria possível contornar o sistema para validar qualquer jogos, seja de que fonte for. Além disso, estas chaves podem também permitir o acesso a arquivos do sistema da consola, e ao próprio sistema operativo, o que pode ser usado para encontrar falhas que possam ser exploradas para desbloquear verdadeiramente a consola.
Com este acesso, é possível tentar-se encontrar falhas que permitam executar código não assinado na consola, ponto onde se poderia considerar que a consola foi efetivamente "desbloqueada".
Além disso, parece que estas chaves não podem simplesmente ser atualizadas por parte da Sony. Quando o grupo foi questionado se a Sony poderia modificar estas chaves, o mesmo apenas respondeu que “Não”, dando a ideia que não será fácil para a empresa modificar as chaves caso sejam partilhadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!