1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Edge em luta

 

A Microsoft tem vindo a evoluir consideravelmente a forma como o Edge é tratado, sendo que, atualmente, pode ser considerado um navegador aceitável para uso no dia a dia. No entanto, nem todos se encontram agradados pela forma como a Microsoft se encontra a “puxar” o seu navegador para os utilizadores.

 

Se utiliza o Windows 11 com um navegador alternativo, possivelmente já deve ter verificado o Edge a abrir invés do seu navegador padrão. Várias funcionalidades do sistema abrem automaticamente o Edge - como é o caso dos Widgets do sistema - invés do navegador principal. Isto acontece porque a Microsoft encontra-se a usar os links Microsoft-edge:// para este género de conteúdos, os quais são focados para o seu navegador.

 

Certos navegadores, como o Brave e Firefox, implementaram medidas para contornar este problema. Invés de o Edge ficar configurado como o padrão para este género de links, alguns navegadores colocam-se no meio da abertura dos links e convertem os mesmos para HTTPS, o formato que vai abrir no navegador padrão do sistema. Aplicações como o EdgeDeflector fazem o mesmo, e funcionam para qualquer navegador.

 

alterar os links do edge no Windows 11

 

No entanto, parece que a Microsoft não está a gostar da forma como os utilizadores podem contornar o Edge. Segundo Daniel Aleksandersen, criador da aplicação EdgeDeflector, as recentes versões do Windows 11 parecem ter alterado a forma como o sistema gere os links do Edge.

 

Segundo o mesmo, o Windows 11 na build 22494 agora não permite que os links microsoft-edge:// sejam configurados para qualquer outra aplicação que não seja o Edge. Ou seja, a Microsoft agora força que qualquer link microsoft-edge:// apenas possa ser aberto diretamente no Edge, sem a possibilidade de se usar aplicações de terceiros para abrir os mesmos.

 

O programador afirma mesmo que esta medida encontra-se integrada no código do próprio Windows, não existindo forma de contornar o mesmo - nem mesmo com “truques” no registo ou similares.

Ou seja, se estiver a usar uma das versões mais recentes do Windows 11 - atualmente disponível para o programa Insider - não pode agora alterar o funcionamento dos links microsoft-edge://, sendo que apenas o Edge será aceite para abrir os mesmos.

 

A Microsoft não revelou os motivos para esta alteração, e tão pouco as alterações da build revelam qualquer mudança na forma como os links do Edge são abertos. Além disso, a mudança é também aplicada de forma silenciosa no sistema - portanto, se no passado tiver aplicado formas de contornar a abertura do Edge nestes links, agora essa função vai ser silenciosamente removida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech