1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

re3

 

Grand Theft Auto: The Trilogy tem vindo a estar no centro de grandes controvérsias, sobretudo devido ao seu lançamento atribulado, aliado ao facto que a qualidade final do jogo encontra-se muito longe daquilo que os jogadores esperavam.

 

No entanto, a Rockstar Games pode agora vir a ter mais problemas “fora” de GTA. No início do ano a Take Two tinha avançado com um processo judicial contra os criadores de “re3” e “reVC”, versões melhoradas dos títulos GTA III e GTA VC, respetivamente, que foram criadas através de engenharia reversa no código fonte dos jogos.

 

Pouco depois de o projeto ter sido disponibilizado, a Take-Two avançou com um pedido de DMCA para remover o código do local onde se encontrava, o GitHub. Os autores do código alegaram, no entanto, que o mesmo tinha sido criado de forma justa e dentro da lei, além de que os conteúdos disponibilizados não podiam ser usados sem o jogo original - não sendo considerado pirataria.

 

No entanto, o caso chegou em Setembro aos tribunais, com a Take-Two a alegar que ambos os mods e os seus autores violaram os direitos de autor da empresa com os títulos dos jogos, além de terem causado mais de 300.000 dólares em prejuízos.

 

 

No entanto, parece que os responsáveis pelos mods não se ficam por aqui, e vão contra-atacar a empresa. Segundo o portal TorrentFreak, os gestores do mod afirmam que os conteúdos não violam os direitos da Take Two, além de que todos os conteúdos são disponibilizados sobre os termos de “uso justo”, que a lei norte-americana assim o permite.

Os modders afirmam ainda que os jogos originais foram lançados faz mais de 15 anos, e que a Rockstar deixou de fornecer patches e atualizações para os mesmos muito antes dos projetos agora suspensos terem sido criados. Os modders acreditam que a empresa apenas terá agido neste momento devido à chegada de GTA: The Trilogy.

 

Além disso, os responsáveis pelos dois projetos alegam ainda que os mods para GTA são um tema base dos jogos, e que a Take-Two permite e apoia livremente sem qualquer penalização, no entanto a empresa focou-se nestes dois mods, apesar de, segundo os seus autores, estes mods até poderem vir a ajudar nas vendas originais dos jogos.

 

De relembrar que para “re3” e “reVC” serem utilizados ainda continua a ser necessário deter uma copia original dos jogos da Rockstar Games. Sem estes os mods não funcionam.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech