A Valve confirmou uma novidade importante para Team Fortress 2, sobretudo para a comunidade de modding do jogo. A empresa encontra-se a fornecer acesso ilimitado a todo o código fonte do jogo, para permitir uma criação mais aprofundada de mods para o mesmo... desde que os mods não sejam para fins comerciais.
Ou seja, a Valve encontra-se a fornecer acesso completo ao código fonte de TF 2, tanto do cliente como do servidor, com o único ponto de que quem aceder ao mesmo não pode criar mods que tenham como finalidade a de se obter receitas diretamente do mesmo.
Por exemplo, não se poderá criar mods pagos ou que necessitem de uma subscrição para se aceder. Se os criadores dos mods ganharem dinheiro de alguma forma ao criarem o conteúdo, estarão a violar os termos da Valve.
A Valve justifica a medida com o facto que, ao contrário do que acontece com a Steam Workshop, ou mods locais, a novidade para TF2 permite um acesso alargado à base do jogo, tanto do cliente do mesmo como dos servidores. Portanto, este poderá ser usado para mudanças bem mais completas ao jogo e à sua experiência, o que certamente serão boas notícias para a comunidade.
Porém, como os criadores dos mods não podem ganhar dinheiro com os mesmos, isso também limita a capacidade de estes criarem algo que seja sustentável para o seu trabalho. Além disso, a empresa pede ainda para que os inventários originais do jogo sejam mantidos inalterados, e que não sejam criados mods que modifiquem os mesmos.
A disponibilização do código fonte de TF2 não será certamente uma surpresa para a comunidade. O jogo é bastante antigo, e encontra-se apenas em modo de manutenção atualmente – onde nem mesmo a Valve revela novidades faz algum tempo para este. Abrir o código fonte permitirá um pouco de ar fresco para a comunidade, mas ao mesmo tempo, não deverá ser algo inteiramente “novo” para a experiência.
Ao mesmo tempo, a medida também aponta que a Valve encontra-se a preparar para começar a descontinuar o suporte do jogo, eventualmente encerrando o mesmo por completo. Ainda não existe nenhuma confirmação de tal para já, mas certamente que já se encontra nos planos da empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!