A Take-Two Interactive continua a sua batalha contra os criadores do projeto de fãs do re3 e reVC. Estes dois projetos têm estado na atenção da Take-Two Interactive faz algum tempo, e desencadearam já várias criticas e até ações legais, mas voltam agora a surgir nas notícias pelas piores razões.
Os projetos re3 e reVC foram lançados em 2021, e focam-se em recriar o código fonte dos títulos de GTA III e GTA VC praticamente na sua forma completa. Ter acesso ao código fonte do jogo permite não só ver como estes títulos foram desenvolvidos, mas também permite criar adaptações que vão permitir jogar mais facilmente os títulos em diferentes plataformas mais recentes – tendo em conta que estamos a falar de dois jogos que foram lançados faz bastante tempo.
Ambos os projetos encontravam-se disponíveis no Github, e apesar de permitirem o aceso ao código fonte dos jogos, ainda era necessário ter os títulos originais para poder executar os mesmos. Este ponto era algo que os programadores do projeto assinalavam como um dos motivos pelos quais as suas criações eram dentro da lei e não pirataria.
No entanto, a Take-Two Interactive não viu isso da mesma forma, e depois de ter lançado um pedido de DMCA, os projetos foram removidos do Github, apenas para mais tarde serem novamente repostos quando os programadores responsáveis pelos mesmos reverteram a decisão. No entanto, isso também levou a que Take-Two Interactive procedesse com uma queixa judicial contra o projeto.
Dentro disso, a empresa voltou a lançar um DMCA contra as páginas do projeto no Github, que mais uma vez foram removidos. Ambos os projetos encontram-se atualmente inacessíveis na plataforma, com a indicação que foram removidos devido a um pedido de DMCA da Take-Two Interactive.
É possível que os autores do projeto, tal como realizariam anteriormente, voltem a responder a este pedido, alegando “má fé” por parte da empresa na realização do pedido de DMCA. De relembrar que os autores dos projetos alegam que o código fonte não viola qualquer direito da empresa, além de que não consiste em pirataria, uma vez que ainda é necessário os títulos originais para se poder usar o código fonte criado como adaptação dos jogos.
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