1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

memória RAM DDR5

 

As memorias RAM DDR5 começam agora a surgir no mercado, e serão certamente a tendência para os próximos meses. No entanto, também poderá ser complicado para quem esteja à procura de realizar um upgrade nos seus sistemas de encontrar um modulo em venda.

 

Atualmente o preço das memórias DDR5 ainda se encontra relativamente elevado, face ao mesmo preço das memórias DDR4. E tendo em conta os testes iniciais, pode não existir um grande desempenho adicional face aos módulos DDR4 mais rápidos atualmente existentes.

No entanto, para quem ainda assim pretenda vir a adquirir um destes módulos, também poderá vir a verificar alguns problemas.

 

Isto porque, segundo as expectativas, a produção de memórias DDR5 poderá ser consideravelmente comprometida nos próximos meses devido à falta de semicondutores no mercado, uma tendência que tem vindo a afetar várias industrias e agora pode começar a sentir-se nas memórias RAM.

 

Tendo em conta a falta de componentes, poderá ser consideravelmente complicado para as fabricantes de encontrarem componentes necessários para produzir módulos de memória DDR5 em stock suficiente para fazer chegar a todos os consumidores.

Em parte, o problema não está decorrente da falta de módulos de memória, mas sim do facto que as memórias DDR5 integram também um sistema de gestão de energia, conhecido como PMIC, que é usado em conjunto com a motherboard. Este chip será o que é complicado de encontrar atualmente no mercado.

 

Esta será também a razão pela qual os módulos de memória DDR4 não são tão fortemente afetados. De relembrar que alguns analistas apontam que os módulos de memória DDR5 podem vir a tornar-se mais populares do que os DDR4 em meados de 2023, mas neste ponto isso parece improvável se não existirem unidades suficientes de stock no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech