1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

COVID Virus

 

A Guardia di Finanza (GdF), autoridades italianas responsáveis por investigações a crimes financeiros, encerraram recentemente um canal no Telegram que vendia certificados de vacinação falsos para a comunidade europeia.

 

Segundo as autoridades, o grupo era responsável por vender falsos certificados de vacinação para diferentes países. A investigação ao grupo tinha vindo a ser realizada pelas autoridades desde Junho, com a ajuda da empresa de segurança Group-IB. Os analistas desta empresa identificaram pelo menos 35 grupos no Telegram que se focavam na venda de falsos cartões de vacinação.

 

Os canais no Telegram contavam com mais de 100 mil utilizadores registados, e eram usados como meio de comunicação entre os mesmos e os criminosos. Os cartões eram considerados como “verdadeiros”, e supostamente eram obtidos com a ajuda de profissionais de saúde em Itália. Cada cartão de vacinação era vendido por cerca de 100 euros.

 

Resultante destas investigações foram realizadas várias detenções nas cidades de Veneto, Ligúria, Apúlia e Sicília, onde todos os suspeitos confirmaram realizar as atividades.

Apesar de os cartões serem passados como “verdadeiros”, na realidade estes tinham códigos QR falsos e que não os acusavam como sendo reais. Muitos compradores apenas verificaram esse facto quando tentavam usar o certificado para aceder a algum local.

 

 

Além disso, eram ainda requeridas várias informações pessoais e sensíveis dos possíveis compradores, que poderiam depois ser usadas para outro género de esquemas maliciosos. Ou seja, além de receber um falso cartão de vacinação, os compradores estavam ainda a fornecer os seus dados pessoais para o grupo, que era depois vendido na dark web.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech