Apesar de a vacinação contra o Covid estar a avançar a largos passos em vários países, ainda existe quem não tenha – ou não pretenda – tomar a vacina. E para estes utilizadores, algumas restrições podem ser aplicadas em determinadas tarefas, sobretudo devido à falta de um comprovativo em como a vacina foi administrada – algo fundamental para tarefas como viajar.
No entanto, parece que não é também complicado encontrar quem esteja disposto a ganhar um dinheiro extra na venda de falsos certificados para este fim. De acordo com o portal BuzzFeed News, encontram-se a ser propagados por canais privados do Telegram e até mesmo na Amazon falsos cartões de vacinação contra o COVID, nos mais variados formatos e para diferentes fins.
No caso do Telegram, existem canais que possuem entre 1492 e 13292 subscritos, e todos indicam na descrição que foram criados para quem necessite dos cartões de vacinação mas não pretenda tomar a vacina. Na maioria, os participantes destes canais são utilizadores que se opõem à toma da vacina, ou possuem ideias de teorias sobre a mesma.
Os vendedores entram em contacto com os possíveis interessados para venderem os falsos cartões de vacinação, criados de forma personalizada para cada um. Estes cartões são depois enviados por correio a preços consideravelmente vantajosos para os vendedores.
É importante relembrar que a compra ou venda de cartões de vacinação contra o COVID falsos é considerado um crime, sobretudo nos EUA, onde a venda destes cartões parece ser mais elevada – embora a maioria dos países possuam leis relacionadas com a falsificação de documentos.
No entanto, não é apenas no Telegram que se encontram estes produtos à venda. Existem mesmo plataformas consideravelmente mais reconhecidas que estão igualmente a fornecer estes produtos para venda – como é o caso da Amazon ou da Etsy.
Uma rápida pesquisa na Amazon permite encontrar cartões falsos para venda e sobre diferentes vendedores, que parecem ter contornado as regras da plataforma para colocarem estes cartões à venda. O mais intrigante encontra-se no facto que muitos destes artigos possuem questões associadas de utilizadores genuinamente interessados em adquirirem os mesmos.
As publicações acabam eventualmente por ser removidas da Amazon, mas ao mesmo tempo deixam a possibilidade em aberto de permanecerem horas, ou até dias, disponíveis para compra por qualquer um.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!