Pela primeira vez o YouTube revelou alguns dados relativamente aos pedidos de direitos de autor processados pela plataforma, como parte do seu relatório de transparência. E estes números não deixam de ser surpreendentes.
Este relatório é o primeiro publicado pela plataforma com foco no conteúdo de direitos de autor do serviço, o conhecido “Content ID”, e avalia os números de pedidos e bloqueios que foram realizados pelo mesmo, e tudo em grande detalhe. Este relatório diz respeito à primeira metade de 2021, e segundo o mesmo, durante este período, foram processadores exatamente 722,649,569 pedidos de direitos de autor na plataforma.
Para se ter uma ideia da magnitude deste número, isto corresponde a cerca de 46 pedidos por segundo ou cerca de 4 milhões por dia, apenas nos primeiros seis meses do ano. A grande maioria dos pedidos foram realizados através de sistemas automáticos sem intervenção humana.
De notar que a grande percentagem dos pedidos foram realizados pelo sistema do Content ID, que é bem conhecido na plataforma. Na verdade, 99.08% dos mesmos foram processados por este formato, com 0.39% a serem via formulários destinados a empresa, 0.23% do sistema de Copyright Match e 0.30% dos formulários disponíveis online do serviço.
De notar também que o Content ID parece ter vindo a melhorar consideravelmente, sendo que menos de 1% dos pedidos feitos pelo mesmo terão sido inválidos ou incorretos, deixando toda a restante percentagem de conteúdos que foram removidos ou bloqueados.
Curiosamente, de todas as disputas que foram feitas sobre este sistema, mais de metade das mesmas parece ter sido feita a favorecer os criadores dos conteúdos originais. Segundo os dados, 60% das disputas feitas aos pedidos de Content ID terão sido atribuídas em favor do conteúdo original, com 40% a manter-se a decisão original.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!