1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

youtube

 

O Youtube voltou a realizar mudanças na forma como irá tratar as denuncias por violação de direitos de autor, sobretudo em casos de músicas transmitidas sobre vídeos.

 

Até agora, quando uma editora musical reivindicava uma música sobre os vídeos da plataforma, tinha a capacidade de redirecionar as receitas do vídeo para a própria – invés de irem diretamente para o criador. No entanto, com as recentes mudanças, isso deixa de ser possível.

 

Caso as editoras reivindiquem um vídeo derivado dos seus direitos de autor, e onde se verifique que uma música ou som apenas passa por um curto espaço de tempo – o que cai sobre a politica de “Fair Use” da plataforma – as editoras deixam de poder receber os ganhos diretos desses vídeos.

 

Invés disso apenas poderão optar por impedir totalmente o criador de conteúdo de gerar receitas pelo vídeo ou pedir para que o mesmo seja removido.

A medida tem vindo a criar alguma controvérsia, sobretudo porque irá dar um grande controlo aos estúdios musicais sobre os conteúdos publicados na plataforma. Apesar destes deixarem de conseguir receber receitas dos vídeos, podem agora também bloquear totalmente os criadores de conteúdos de gerarem o seu próprio rendimentos nos vídeos – ou até eliminar completamente os mesmos.

 

Segundo o Youtube, a medida é considerado algo necessário tendo em conta a crescente onda de reivindicações feitas sobre conteúdo que poderia ser considerado de uso justo dentro da plataforma. Em todo o caso, a medida também acaba por criar um possível ponto para censura sobre conteúdos, além de dar mais controlo aos estúdios de gravação e não aos criadores dos conteúdos. Esta medida, porém, apenas irá ser aplicada quando as reivindicações sejam de pequenos excertos de músicas num vídeo – normalmente inferiores a 10 segundos.

 

Além disso, a plataforma também passou a obrigar os estúdios a indicarem exatamente o tempo onde as musicas foram transmitidas e a informarem os criadores de conteúdos desta informação, com vista a permitir a sua retificação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech