Uma imagem é considerada um ficheiro estático, que não deve alterar-se independentemente do dispositivo onde se encontra a ser vista. No entanto, parece que nem sempre esta regra se aplica.
O engenheiro David Buchanan revelou ter conseguido criar uma imagem que, conforme o sistema onde se encontre a ser vista, irá apresentar conteúdos diferentes. Neste caso, a imagem apresenta um conteúdo caso seja vista em dispositivos da Apple, enquanto que em todos os restantes será diferente.
Para a maioria dos utilizadores, desde que não estejam num dispositivo da Apple, a imagem partilhada pelo engenheiro no seu site deverá apresentar o termo “HELLO WORLD”. Mas para quem aceda a partir de um dispositivo da Apple, esta indica-se como “HELLO APPLE”.
Buchanan decidiu dar uma explicação mais detalhada no seu site sobre o motivo pelo qual isto acontece. Segundo o mesmo, o conceito tira proveito de algo conhecido como “parallel-decodable PNGs”, que é apresentado de forma diferente em dispositivos da Apple face ao que surge nos restantes dispositivos no mercado.
Basicamente, trata-se de um bug (embora o especialista não o apelide como tal) que existe sobre o software da Apple e na forma de descodificar as imagens, que em determinadas condições e em imagens criadas especificamente para o efeito, pode permitir que os conteúdos sejam modificadas para algo diferente da versão final. Neste exemplo, uma imagem pode ser apresentada com outro conteúdo totalmente diferente.
Para efeitos práticos, isto pode ter algumas consequências no mundo real. Se explorada, pode ser usado para ataques mais elaborados, onde determinados conteúdos podem ser carregados apenas para utilizadores da Apple ou vice-versa para outros sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!