1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple iPhone desligado

 

Um grupo de investigadores revelou uma nova forma de ataque para iPhones, que pode criar um falso encerramento do sistema, enquanto que malware encontra-se ativo em segundo plano e a recolher informações do microfone e da câmara do dispositivo.

 

O malware foi apelidado de “NoReboot”, exatamente devido à forma como funciona. Normalmente, a maioria do malware que existe para iOS pode ser resolvido com o simples reinício do dispositivo, processo que “limpa” a memória de qualquer aplicação potencialmente maliciosa.

No entanto, é aqui que este malware difere. Invés de realmente encerrar o dispositivo, este cria um falso reinício ou encerramento, levando o utilizador a pensar que o dispositivo desligou quando isso tal não aconteceu.

 

Basicamente, o que os investigadores conseguiram verificar foi que o malware pode detetar quando o sistema se encontra a ser forçado para reinício, e invés de realmente encerrar o mesmo, apenas desligam o ecrã, usando para tal o próprio “SpringBoard” – a interface do sistema.

No caso de reinício, os utilizadores voltam depois para a interface normal do sistema, tal como acontece num reinicio verdadeiro.

 

O mais grave será no facto que este malware explora algo que a Apple não pode diretamente corrigir: a própria perceção humana. Para o utilizador, o sistema aparenta realmente ter reiniciado, mesmo que tal não tenha verdadeiramente ocorrido.

 

 

É importante notar que, além disso, o próprio iOS também não desliga completamente o dispositivo. Se o utilizador tiver o sistema de localização remota do iPhone ativado, com a chegada do iOS 15, a Apple integrou uma nova funcionalidade que, mesmo com o dispositivo desligado, ainda é possível localizar o mesmo.

Isto é possível visto que o sistema, apesar de desativar todos os componentes principais ao desligar-se, mantêm o chip de Bluetooth ativo e a enviar pings de localização remota, algo similar ao que acontece com as AirTags, que será o necessário para localizar o equipamento mesmo desligado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech