1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware em Android e adobe flash

 

Faz alguns anos que o Adobe Flash Player foi um dos mais populares softwares pela Internet, e certamente que muita gente cresceu a ouvir o nome. No entanto, o seu reinado chegou de forma relativamente recente ao fim, sendo que a própria Adobe não o suporta.

 

Mas isso não impede que ainda existam criminosos que tentam tirar proveito do nome para realizarem as suas atividades. E o mais recente caso de um novo malware descoberto pela internet é o exemplo disso mesmo.

Para muitos, qualquer site ou plataforma que indique que necessita do Flash e oferece-se para descarregar o mesmo, deve ser tratado logo como suspeito. No entanto, nem todos ainda possuem este conhecimento, e é a estes que o malware “FluBot” se foca.

 

Este novo malware começa por enganar as vítimas através de mensagens SMS, onde é incluída uma mensagem que leva o utilizador a aceder a um link. Quando este acede realmente ao site, o mesmo informa que, para aceder ao conteúdo, o utilizador necessita de descarregar uma versão do Adobe Flash Player para o seu Android.

 

Se as vítimas realizarem este passo, e realmente instalarem a app, o processo do malware começa a fazer efeito, roubando informação pessoal do smartphone e enviando para servidores em controlo dos atacantes.

 

Não apenas isso, mas o malware é igualmente capaz de reenviar mensagens para esta lista de contactos, levando os mesmos ao site malicioso. Ou seja, a vítima pode, sem saber, estar a enviar mensagens para os seus amigos e familiares com conteúdos que redirecionam para outros sites maliciosos – que podem ser do mesmo género de malware ou não.

 

funcionamento do malware

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que nunca devem instalar qualquer género de app que venha de fontes desconhecidas, ainda mais quando esta promete fornecer algo que se encontra praticamente “morto” desde 2017, e que foi totalmente encerrado em 2020.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech