1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Youtube

 

O YouTube é atualmente uma das maiores plataformas de vídeo na internet, com milhões de vídeos enviados para a mesma todos os dias. No entanto, nem toda a informação que circula pela plataforma pode ser considerada legitima, tendo em conta que muitos vídeos são enviados com a ideia de desinformação.

 

Como tal, não será surpresa que vários grupos estejam agora a considerar a plataforma de vídeos da Google como uma das principais responsáveis pela propagação de falsas informações pela Internet.

Segundo o portal The Guardian, mais de 80 grupos assinaram recentemente uma carta para o YouTube, alegando que a plataforma tem vindo a fazer poucos esforços para a remoção de conteúdo enganador e de desinformação da sua plataforma.

 

A carta, enviada para a diretora da plataforma de vídeos, Susan Wojcicki, alega que o YouTube tem vindo a permitir a partilha de conteúdos que se focam em manipular as ideias e conhecimentos de terceiros, até mesmo ao ponto de que é o centro de campanhas para muitos desses grupos de desinformação.

 

Uma parte do problema encontra-se também, segundo a carta, no próprio algoritmo da plataforma, que recomenda conteúdos que são considerados como teorias ou enganadores a quem esteja ativamente a procurar pelos mesmos.

 

A carta refere ainda algumas medidas que o YouTube deveria implementar para prevenir estas situações, como é o caso de contar com uma equipa de moderadores dedicados a realidade a verificação de factos, bem como ajustes nos algoritmos para evitar estas recomendações e links para conteúdos comprovados quando existe desinformação a ser partilhada.

 

De notar que o YouTube possui, nos seus termos de serviço, que conteúdos enganadores que possam colocar em risco os utilizadores estão proibidos na plataforma, no entanto isto ainda deixa espaço para que outro conteúdo enganador possa continuar a ser propagado pelo serviço.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech