1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

As penUSB são hoje em dia gadgets de extrema utilidade, onde depositamos muita da informação da produzimos. Como são por normas de pequena dimensão, as penUSB acompanham-nos normalmente para todos o lado, aumentado assim o risco de as perdermos. Hoje vamos aprender como criar uma “zona segura” dentro da própria PenUSB para depositarem informação mais sensível. Para isso vamos usar o popular e eficaz TrueCrypt.


Para proteger a informação da sua PenUSB vamos recorrer ao TrueCrypt. O TrueCrypt é um software open-source, que tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em PenUSB) como se de um disco real de tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento.

Para criar um disco virtual encriptado (reservado uma parte do disco) deve seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Depois de instalar o TrueCrypt, vamos a Tools e escolhermos a opção Volume Creation Wizard



Passo 2 – Em seguida escolhemos a opção Create an encrypted file container



Passo 3 – Relativamente ao Volume Type, devemos escolher a opção Standard TrueCrypt volume



Passo 4 – No próximo passo indicamos qual o ficheiro que irá conter o disco virtual. Para este exemplo escolhemos um ficheiro com o nome pplware



Passo 5 – Em seguida definimos quais os algoritmos de cifra que pretendemos usar. Neste passo vamos manter as opções predefinidas.



Passo 6 – Como escolhemos a opção de criar um disco virtual num ficheiro, temos agora a possibilidade de definir o tamanho desse disco virtual. Vamos considerar por exemplo 100 MB (o utilizador pode alterar esta variável de acordo com as suas necessidades)



Passo 7 – Vamos agora definir uma password para o acesso ao nosso disco Virtual que vamos criar.



Passo 8 – De seguida indicamos qual o filesystem (usamos FAT) e mandamos formatar o disco virtual



Passo 9 – Uma vez que no Passo 4 indicamos que o ficheiro (disco virtual) estava localizado no nosso Desktop, vamos agora passá-lo para dentro da nossa PenUSB. Ao passar o ficheiro para dentro da PenUSB estamos a criar uma zona cifrada, protegida de 100 MB (definida no Passo 6) onde podemos guardar com segurança a nossa informação mais sensível.



Passo 9 – Indicamos agora qual a drive associada a nossa penUSB e o ficheiro que contem o disco virtual criado. Depois de carregarmos em Create, o disco virtual passará para dentro da nossa PenUSB.




Como passar informação para dentro do disco virtual?


Passo 10 – Depois de termos criado o disco virtual é hora de colocarmos informação no mesmo. Para tal, abrimos o TruCrypt, vamos a Volumes e escolhemos a opção Select File e escolhemos o ficheiro que possui o disco virtual.



Passo 11 – Em seguida carregamos em Mount



Passo 12 - É solicitada a password (definida no passo 7). Caso a password esteja correcta, o disco virtual é carregado no nosso filesystem.



Passo 13 – Para aceder ao disco virtual, basta abrir o Explorer ou O meu Computador e o disco virtual está disponível como se de uma partição/disco se tratasse.



Espero ajudar Wink

[fonte:pplware]




Comentário antigo:
Boa partilha Wink .
Cumps

Comentário antigo:
Obrigada Wink
Espero ajudar muita gente com isto Wink

Comentário antigo:
Vale sempre a pena fazer isto! Todos devem proteger as suas informações de "cuscos"! Wink Bom Tutorial! Very Happy

Comentário antigo:
@ruicardoso1994 escreveu:Vale sempre a pena fazer isto! Todos devem proteger as suas informações de "cuscos"! Wink Bom Tutorial! Very Happy

Obrigado Wink




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech