Durante a semana passada, a SpaceX lançou para o espaço 49 satélites da Starlink, na orbita baixa do planeta Terra. No entanto, uma grande parte destes satélites podem ter agora sido “descontinuados” devido a um fenómeno espacial.
De acordo com o comunicado da SpaceX, uma tempestade geomagnética terá no dia seguinte ao lançamento dos satélites afetado uma grande parte dos mesmos. Uma tempestade deste género causa com que a atmosfera terrestre fique mais quente, elevando também a resistência que os objetos espaciais enfrentam – em valores que podem atingir os 50%.
Desde então a SpaceX tem vindo a tentar minimizar os danos causados, alterando o formato de funcionamento dos satélites para enfrentarem o mínimo de resistência possível. No entanto, ainda assim muitos dos satélites enviados para o espaço estão agora em rota de serem destruídos pela atmosfera, e alguns até já terão sido.
A SpaceX afirma que os satélites em queda para a Terra não possuem risco para a população, uma vez que a mesma destrói todos os indícios dos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!