1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Atualização cortada na Rússia

 

Recentemente verificamos como o governo Russo decidiu avançar com os ataques sobre a Ucrânia, afetando tanto militares como civis, e agravando consideravelmente as tensões entre os dois países.

 

Desde estas ações, várias entidades têm vindo a aplicar sansões sobre a Rússia, que variam consideravelmente. Uma das medidas encontra-se em bloquear a possibilidade de as entidades russas poderem atualizar software que seja criado fora do pais.

Joe Biden recentemente aplicou sansões que passam pela proibição do fornecimento de hardware e software para a Rússia, o que se aplica também nas atualizações que podem ser fornecidas. Ou seja, uma empresa sediada nos EUA não pode fornecer atualizações para software que ainda esteja em uso na Rússia.

 

Um dos exemplos encontra-se sobre o Windows, que face a estas novas medidas, deixa os sistemas na Rússia vulneráveis e com falta de atualizações. No entanto, ainda se desconhece se estas medidas realmente vão ter algum efeito, em parte porque o governo russo tem vindo a apostar consideravelmente no uso de software livre e aberto para criar os seus próprios ecossistemas.

 

Dmitri Alperovitch, especialista de segurança digital, referiu numa entrevista ao portal Motherboard que várias entidades russas, sobretudo as associadas com o governo, utilizam sistemas de código aberto ou livre que foi criado de raiz para uso interno, e, portanto, este corte nas atualizações pode ter pouco ou nenhum impacto final.

 

O próprio Vladimir Putin ainda usa sistemas que estão baseados no Windows XP, em parte exatamente porque os restantes sistemas mais críticos que necessitam de estar protegidos encontram-se sobre versões dedicadas do seu próprio software.

 

Na verdade, esta medida pode acabar por prejudicar é outras entidades que estão sediadas na Rússia, mas não possuem relação direta com o governo russo. Um dos exemplos encontra-se sobre os próprios cidadãos, que podem assim ficar limitados nas atualizações que recebem para os seus sistemas, ou as próprias empresas que fazem uso dos softwares para fins comerciais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech