1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Servidor com cabos ligados

 

A Cogent Communications, um dos maiores fornecedores de serviços de Internet no mundo, e responsável por cerca de 25% do tráfego na internet, revelou que vai cortar as suas ligações com a Rússia, tendo em conta a recente invasão feita pelo pais à Ucrânia.

 

Dave Schaeffer, CEO da empresa, afirma que esta medida não foi tomada como forma de prejudicar ninguém, mas sim com o objetivo de evitar que o governo e autoridades russas possam ter outro meio de propagação das suas ações.

 

A Cogent faz parte das empresas que gerem uma grande parte da “espinha dorsal” da Internet mundial, e conta com dezenas de clientes pela Rússia. Um dos maiores será a agência de telecomunicações Rostelecom. Segundo o portal The Washington Post, a Cogent é atualmente responsável por mais de 6000 blocos de IPs associados com entidades russas, que com esta medida vão ser certamente afetados.

 

Apesar de esta medida não causar um completo bloqueio da Internet na Rússia, os utilizadores no pais podem vir a verificar lentidões de acesso a algumas plataformas, e podem também ser verificadas falhas em entidades que apenas utilizavam esta plataforma para o fornecimento de serviços.

 

No entanto, esta medida também tem vindo a ser recebida com algum criticismo por parte de algumas entidades. Em parte, as críticas encontram-se sobre o facto que o corte poderá dificultar a tarefa dos cidadãos russos em acederem a conteúdo alternativo ao da propagada do governo local. Além disso, a medida não vai afetar as instituições associadas ao governo de Putin, que ainda terá capacidade para realizar ciberataques – como os que têm vindo a ser realizados até agora.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech