1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Asahi linux

 

Não existem dúvidas que o chip M1 da Apple é poderoso, e capaz de competir com alguns dos rivais no mercado. No entanto, o foco do mesmo tem vindo a ser o uso com sistemas e aplicações desenhadas para a Apple – ou para sistemas da Apple. No entanto isso pode vir a mudar.

 

Encontra-se agora disponível o que pode ser considerada a primeira distribuição do Linux que foi criada especificamente para uso no chip M1 da Apple.

O kernel do Linux começou a receber suporte para o chip M1 da Apple em meados de Junho de 2021, cerca de sete meses depois de a Apple o ter revelado. No entanto, o Asahi Linux pretende ser o primeiro distro a realmente tirar todas as potencialidades do chip e desta integração no kernel.

 

Segundo os programadores do projeto, o Asahi ainda é um sistema em desenvolvimento, e encontra-se disponível em versão Alfa, portanto existem alguns bugs e falhas. A recomendação será que o mesmo seja usado por programadores ou utilizadores com conhecimentos avançados para tratarem dos possíveis problemas, mas qualquer um pode usa-lo.

 

O sistema Asahi suporta os chips Apple M1, M1 Pro e M1 Max, mas infelizmente ainda não é capaz de correr com o recentemente apresentado M1 Ultra – pelo menos não por enquanto. Tendo em conta o estado inicial de desenvolvimento, este também não conta com todas as funcionalidades ativas para já, mas possui o básico que permite aos utilizadores começaram a ter um “gosto” do que está para vir.

 

Se não ficou claro, este não será um sistema para o uso no dia a dia, pelo menos para já. Muitas das funcionalidades não estão ainda ativas ou a funcionar corretamente, existem portas USB que não são reconhecidas, e o próprio sistema é consideravelmente instável – como seria de esperar de uma versão alfa. No entanto, será certamente um primeiro passo para o desenvolvimento.

 

Para os interessados, o site do projeto fornece mais informações nesse sentido.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech