Não é segredo que a Microsoft tem vindo a investir consideravelmente na integração do Linux sobre o Windows, como parte de permitir uma maior integração entre as duas plataformas. Mas possivelmente o que nem todos sabem é que a Microsoft também possui uma distro própria de Linux que ela mesma desenvolveu.
Numa recente publicação sobre o seu blog pessoal, um membro da equipa da Microsoft Azure revelou mais detalhes sobre o sistema operativo que a empresa usa internamente. Juan Manuel Rey revelou detalhes sobre a distro que é conhecida como “CBL-Mariner”, e a qual é usada pela equipa da Azure para desenvolver a sua infraestrutura cloud e fornecer produtos e serviços diretamente na sua plataforma.
Segundo o engenheiro, esta build não possui a mesma vertente que uma distribuição do Ubuntu ou Fedora, e encontra-se construída para ser usada de forma interna pela equipa de engenheiros da Microsoft – e como tal as funcionalidades chave da mesma são exatamente para esse fim.
A CBL-Mariner foi desenvolvida pela equipa “Linux System Group”, que são também os responsáveis pelo Windows Subsystem for Linux v2. E sobre o termo “CBL”, para os interessados, este quer dizer “Common Base Linux”.
Infelizmente não existe uma forma simples de o público testar a build, já que não existem ficheiros de imagem para instalação, e mesmo que existissem, a build seria focada fortemente para o uso da Microsoft na sua plataforma Azure. No entanto, o código-fonte da mesma encontra-se disponível no Github, portanto qualquer um pode descarregar o mesmo e criar as suas adaptações conforme necessário.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!