1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Store

 

Quando foi a última vez que acedeu à Microsoft Store? Se a resposta for por um longo período, talvez seja melhor repensar nessa ideia. Pelo menos caso se preocupe em ter o sistema atualizado.

 

A Microsoft Store foi criada na ideia da Microsoft em ter um local central para todas as aplicações, onde os utilizadores do Windows poderiam aceder e descarregar as suas apps favoritas, sem terem de aceder a sites de terceiros. No final, era uma forma de ter um ecossistema para a empresa.

A sua implementação, no entanto, está longe de ser perfeita. Desde os dias do Windows 8 que a loja tem vários problemas, embora tenha vindo a melhorar. Com o Windows 11 finalmente existe a possibilidade de os programadores lançarem aplicações Win32 na mesma – o que é uma grande vantagem, tendo em conta que, até aqui, apenas aplicações UWP eram aceites.

 

Mas existe outro problema que muitos utilizadores podem não se aperceber, e afeta o uso dos seus sistemas. Mesmo que não use ativamente a Microsoft Store, existem apps do Windows que são fornecidas pela mesma.

Diversas ferramentas e funcionalidades do Windows 10 e 11 encontram-se disponíveis como “apps” na Microsoft Store. E isto inclui, claro, as apps que o utilizador também possa querer usar dessa plataforma e tenha instalado no passado.

 

Microsoft Store no Windows 11

 

No entanto, se não costuma abrir diretamente a Microsoft Store, existe uma forte possibilidade que as suas aplicações também não estejam a ser atualizadas.

Teoricamente, a Microsoft Store deveria atualizar em segundo plano todas as apps que são fornecidas pelo serviço – como acontece com o Windows Update, por exemplo. Porém, a realidade é que estas atualizações não são automaticamente fornecidas a menos que os utilizadores abram a Microsoft Store.

 

As apps que estão instaladas a partir da Microsoft Store – e que não sejam Win32 – apenas são atualizadas quando os utilizadores ativamente abrem a aplicação da loja e acedem às suas bibliotecas. Quem não abra a mesma, acaba por não receber as versões mais recentes.

 

Microsoft Store com atualizações pendentes

 

Isto é mais preocupante se tivermos em conta que várias apps nativas do próprio Windows, como é o caso da “O Seu telefone” e até mesmo a calculadora ou Bloco de Notas, são aplicações distribuídas pela Microsoft Store. De notar que as configurações da mesma possuem a opção para ativar ou desativar a atualização automática, mas esta parece não ter qualquer efeito se o utilizador não abrir a app da loja para tal tarefa.

 

Microsoft Store Definições

 

Portanto, se faz algum tempo que não abre a aplicação da loja de apps da Microsoft no seu sistema, talvez seja uma boa altura de o fazer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech