Os routers são muitas vezes uns dos equipamentos esquecidos, que apesar de funcionarem para um propósito, quando chegam ao seu fim de vida também podem comprometer seriamente a segurança dos utilizadores.
Nem sempre estes recebem a atenção necessária, e talvez por isso ainda existam muitos routers vulneráveis até em ambientes domésticos. Com isto em conta, as autoridades dos EUA encontram-se agora a alertar sobretudo que tenham routers da D-Link, para uma nova vulnerabilidade descoberta sobre os mesmos que pode comprometer a segurança dos utilizadores.
Segundo as autoridades, vários modelos de routers descontinuados da D-Link encontram-se vulneráveis a ataques remotos, que podem permitir aos atacantes obterem acesso a informações potencialmente sensíveis. Em causa encontram-se os modelos de routers D-Link DIR-810L, DIR-820L/LW, DIR-826L, DIR-830L, e DIR-836L.
Segundo os investigadores da Malwarebytes Labs, estes routers encontram-se vulneráveis a um ataque que, quando explorado, pode permitir a utilizadores remotos obterem acesso ao mesmo, assim como a toda a informação que é transmitida por este.
Infelizmente todos os dispositivos da lista fazem parte dos equipamentos já descontinuados da empresa, e portanto não vão receber atualizações futuras. Ou seja, quem ainda esteja a usar estes routers, encontra-se afetado pelas falhas, e não irá receber atualizações para as mesmas.
A única forma de garantir total proteção será através da substituição completa do router. O modelo mais recente da lista será o 810L, e mesmo este deixou de receber atualizações em 2019.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!