1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Eletricidade em postes

 

As autoridades na Ucrânia revelaram que forças militares russas terão tentado interromper o fornecimento de energia no pais, através de ataques sobre as plataformas digitais da mesma, mas sem sucesso.

 

De acordo com a CERT-UA, forças militares russas terão tentado obter acesos a infraestruturas internas dos centros de distribuição de energia da Ucrânia, no sentido de eliminarem todos os dados existentes nos mesmos. Este ataque, se realizado com sucesso, teria desligado toda a infraestrutura deste fornecedor de energia.

 

Esta não é a primeira vez que grupos associados com o governo russo tentam realizar ataques contra plataformas digitais de energia na Ucrânia. Na verdade, em 2014 e 2015 alguns residentes da cidade de Kyiv estiveram durante algumas horas sem eletricidade depois de um grupo conhecido como “Sandworm” ter realizado ataques contra a infraestrutura de energia do pais.

 

Segundo a empresa de segurança ESET, que ajudou as autoridades ucranianas a mitigar o ataque agora realizado, acredita-se que terá também sido orquestrado pelo grupo “Sandworm”. Este grupo é bem reconhecido por ter ligações com o governo Russo.

 

Para além da ESET, também a Microsoft ajudou nos esforços para combater este ciberataque. Os investigadores afirmam que os atacantes terão conseguido obter acesso limitado a alguns sistemas dentro das infraestruturas deste fornecedor, mas foram rapidamente bloqueados sem terem causado qualquer impacto na rede elétrica do pais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech