Desde a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, os meios de imprensa russos encontram-se em controlo sobre a informação que transmitem para os cidadãos. Em grande parte, esta informação é controlada pelo governo, e adulterada para um maior controlo sobre o que é transmitido aos cidadãos.
Isto é visto como um problema, uma vez que os cidadãos apenas possuem acesso a informações manipuladas pelas entidades de jornalismo locais, que estão controladas, por sua vez, pelo governo russo.
A pensar nisso, um reconhecido jornal da Finlândia, Helsingin Sanomat, decidiu passar a mensagem sobre a guerra de uma forma diferente: através de um mapa de Counter-Strike: Global Offensive.
Este mapa, com o nome de "de_voyna", foi criado para CS:GO e possui várias informações sobre o que se encontra a ocorrer na Ucrânia. O termo "voyna" é traduzido como "guerra", algo que as autoridades Russas não associam com o que se encontra a ocorrer.
Antero Mukka, editor chefe do Helsingin Sanomat, optou por passar a mensagem sobre a situação através de um mapa de CS:GO porque, na Rússia, este mercado ainda se encontra pouco afetado com as sanções internacionais. Desta forma, os jogadores ainda continuam a ter acesso a alguns conteúdos deste mundo, e passar a mensagem dentro de um mapa de CS:GO será uma forma para tal.
Numa primeira vista, o mapa parece ser bastante banal, mas conta com uma zona escondida onde se encontram algumas informações sobre o que realmente se encontra a ocorrer na Ucrânia, pelas atividades militares do governo Russo. Esta sala escondida conta com detalhes e imagens do que ocorreu, nos últimos meses, sobre várias regiões da Ucrânia.
Apesar de o mapa se encontrar disponível na Steam, os dois autores originais do mesmo não foram revelados, para garantir a sua segurança.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!