1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Internet com dados sobre o planeta

 

Hoje em dia é difícil encontrar-se um computador doméstico que não esteja permanentemente ligado à internet. No entanto, ainda pode ser importante analisar quais as aplicações que estão a usar mais a ligação.

 

Felizmente, as recentes versões do Windows 11 permitem que os utilizadores monitorizem, sem grande esforço, a quantidade de dados da internet que cada aplicação instalada usa do sistema.

 

Se gosta de manter o seu sistema sobre olho, ou apenas tem suspeitas que uma aplicação está a usar mais dados do que os devia, neste artigo vamos analisar como pode confirmar essa informação.

 

> Em tempo real: pelo Gestor de Tarefas

Se o que pretende é analisar o uso da rede em tempo real, o método mais simples de o fazer será usando o Gestor de Tarefas do sistema. Este permite organizar a lista de aplicações para identificar quais as que se encontram a usar mais a internet, em tempo real.

 

Para tal, apenas necessita de pressionar o atalho de teclas CTRL+SHIFT+ESC.

Feito isto, o Gestor de tarefas deverá ser aberto. Para verificar o uso de dados da rede apenas necessita de aceder à lista de aplicações, e verificar a aba “Rede”. Pode organizar a mesma para surgir no topo as apps que mais dados estão a usar no momento.

 

gestor de tarefas com dados de rede

 

 

> Histórico: pelas Definições

Se não pretende analisar o uso da rede em tempo real, mas sim o histórico ao longo de um conjunto de dias, também o pode realizar diretamente pelo Windows 11. O sistema regista o uso de dados que foram realizados pelas aplicações instaladas ao longo dos últimos 30 dias.

Para tal, apenas necessita de seguir os passos:

 

1- A partir do menu inicial do Windows, pesquise por “Definições”, ou aceda diretamente ao atalho caso se encontre no mesmo.

2- Dentro das Definições, aceda ao separador “Rede e Internet

3- Carregue sobre a opção “Utilização de dados”, que se encontra na parte superior do ecrã.

 

dados de utilização da rede

 

Feito isto, a listagem de aplicações instaladas no sistema deverá surgir, juntamente com a estimativa de dados usados por cada um.

 

utilização de dados internet apps

 

De notar que os dados podem ser ligeiramente diferentes da realidade, já que se baseiam apenas no tráfego web que o Windows pode medir. Além disso, os dados dizem respeito aos últimos 30 dias apenas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech