Hoje em dia é difícil encontrar-se um computador doméstico que não esteja permanentemente ligado à internet. No entanto, ainda pode ser importante analisar quais as aplicações que estão a usar mais a ligação.
Felizmente, as recentes versões do Windows 11 permitem que os utilizadores monitorizem, sem grande esforço, a quantidade de dados da internet que cada aplicação instalada usa do sistema.
Se gosta de manter o seu sistema sobre olho, ou apenas tem suspeitas que uma aplicação está a usar mais dados do que os devia, neste artigo vamos analisar como pode confirmar essa informação.
> Em tempo real: pelo Gestor de Tarefas
Se o que pretende é analisar o uso da rede em tempo real, o método mais simples de o fazer será usando o Gestor de Tarefas do sistema. Este permite organizar a lista de aplicações para identificar quais as que se encontram a usar mais a internet, em tempo real.
Para tal, apenas necessita de pressionar o atalho de teclas CTRL+SHIFT+ESC.
Feito isto, o Gestor de tarefas deverá ser aberto. Para verificar o uso de dados da rede apenas necessita de aceder à lista de aplicações, e verificar a aba “Rede”. Pode organizar a mesma para surgir no topo as apps que mais dados estão a usar no momento.
> Histórico: pelas Definições
Se não pretende analisar o uso da rede em tempo real, mas sim o histórico ao longo de um conjunto de dias, também o pode realizar diretamente pelo Windows 11. O sistema regista o uso de dados que foram realizados pelas aplicações instaladas ao longo dos últimos 30 dias.
Para tal, apenas necessita de seguir os passos:
1- A partir do menu inicial do Windows, pesquise por “Definições”, ou aceda diretamente ao atalho caso se encontre no mesmo.
2- Dentro das Definições, aceda ao separador “Rede e Internet”
3- Carregue sobre a opção “Utilização de dados”, que se encontra na parte superior do ecrã.
Feito isto, a listagem de aplicações instaladas no sistema deverá surgir, juntamente com a estimativa de dados usados por cada um.
De notar que os dados podem ser ligeiramente diferentes da realidade, já que se baseiam apenas no tráfego web que o Windows pode medir. Além disso, os dados dizem respeito aos últimos 30 dias apenas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!