Foi realizado um acordo judicial que pretende terminar com a disputa legal sobre patentes, ficando determinado que a HTC terá de pagar à Microsoft cerca de 5 dólares por cada terminal vendido com o sistema Android. Esta informação surge num dos relatórios da Microsoft assinado pelo actual director de análises do mercado de software do Citigroup.
O sistema Android utiliza algumas tecnologias que foram patenteadas pela Microsoft, por isso mesmo a HTC irá pagar a Microsoft para utilizar um sistema da Google nos seus smartphones vendidos.
Nos mesmos relatórios é possível ler que a Microsoft pretende processar outros fabricantes para pagarem entre 7.5 a 12.5 dólares por terminais vendidos com o sistema Android.
Este poderá ser apenas um início dos muitos processos que se aproximam da Google, uma vez que esta não tem nenhuma patente na área dos smartphones. Sabe-se que a Oracle e a Apple já terão iniciado processos judiciais contra a Google. No caso da Oracle, o mesmo deve-se ao uso do Java na sua plataforma.