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Desde o passado dia 5 de Agosto que nenhum utilizador da Alemanha pode adquirir um smartphone da OnePlus ou da Oppo, ambas marcas associadas com a empresa BBK. Isto deriva de uma medida tomada pelo tribunal de Manheim, sobre um caso pendente com a Nokia.

 

Em causa encontra-se um caso em tribunal, onde a Nokia alega que se encontra em uso uma patente relacionada com tecnologias 4G e 5G, e da qual as duas empresas estão a usar em dispositivos das mesmas sem a respetiva autorização.

O caso arrasta-se faz anos nos tribunais, mas parece que recentemente foram realizadas algumas medidas, que agora levam ao bloqueio das vendas para as duas empresas. O tribunal decidiu que tanto a OnePlus como a Oppo estão proibidas de realizar as vendas dos seus smartphones sobre a Alemanha, sendo que os sites das duas entidades atualmente não apresentam qualquer smartphone para venda no pais.

 

O caso aponta que a Nokia pretende 2.50 euros pelo uso da patente em cada smartphone vendido pelas duas entidades. No entanto, acredita-se que as duas entidades podem chegar a um acordo com a Nokia para manter as vendas dos dispositivos no pais.

 

Em comunicado, a OPPO afirma que "Como proprietária de muitas patentes 5G, a OPPO valoriza muito o papel da propriedade intelectual na inovação. Temos um histórico de estabelecer acordos de licenciamento com muitas empresas líderes e estamos comprometidos em promover um ecossistema de propriedade intelectual saudável. No dia seguinte ao término do contrato 4G entre a OPPO e a Nokia, a Nokia partiu imediatamente para tribunal com o intuito de pedir um valor de renovação excessivamente alto."

 

A empresa sublinha ainda que o "compromisso de longo prazo com o mercado alemão permanece intacto e estamos a trabalhar proativamente com as entidades relevantes no sentido de resolver todas as questões em discussão. Apesar das vendas e do marketing de produtos relevantes ficarem para já suspensos nos nossos canais, a OPPO continuará as operações na Alemanha. Entretanto, os consumidores poderão continuar a utilizar os produtos OPPO, aceder a serviços pós-venda, receber futuras atualizações do sistema operativo e muito mais."

 

De notar que, apesar de o caso estar atualmente a ser analisado na Alemanha, este pode chegar a mais países no futuro, sobretudo países onde a Oppo e a OnePlus se encontrem presentes e com vendas diretas dos seus smartphones.

 

Atualização (09/08): Adicionado comunicado da OPPO relativamente ao caso.

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