1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google com apitos

 

Já parou para pensar na quantidade de dados que a Google recebe todos os dias da sua parte? Cada vez que acede a um site, dados são enviados para a Google no mais variado género de situações. E agora, um programador decidiu dar mais destaque a isso mesmo com uma nova aplicação.

 

Bert Hubert, criador do reconhecido sistema do PowerDNS e ativista da privacidade online, revelou ter criado uma pequena ferramenta que possui apenas um objetivo: alertar sempre que informação seja enviada para a Google.

Apelidada de “Googerteller”, esta aplicação emite um pequeno sinal sonoro sempre que dados sejam enviados do sistema para os servidores da Google, durante a navegação pela internet. O objetivo de Hubert era compreender melhor a quantidade de dados que, muitos sem sequer se aperceberem, estão a ser enviados para os sistemas da Google.

 

A aplicação usa uma lista de endereços IP reconhecidos da Google, e onde cada vez que um pedido seja enviado para os mesmos, um sinal sonoro é emitido. O resultado é surpreendente, até para quem considere estar “livre” do Google.

 

 

Cada vez que se coloca uma letra na barra de pesquisa, ou navega normalmente por um site, ações dentro do mesmo são reencaminhadas para a Google, informando sobre o que está a ser feito, onde e como.

 

Por agora, Googerteller apenas se encontra disponível para Linux, mas pode ser ajustado também para funcionar em macOS – com pequenas alterações no código fonte. Todo o programa pode ser analisado a partir deste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech