Desde o lançamento do Windows 10 que a Microsoft tem vindo a ser criticada devido à recolha de informações do sistema. A empresa foi acusada em múltiplas situações de proceder a uma recolha excessiva de dados dos utilizadores, sem informar claramente o que se encontra a ser recolhido.
Apesar de a empresa ter deixado nos últimos tempos um pouco mais de transparência sobre como os dados são obtidos e qual a finalidade, brevemente poderão chegar novas funcionalidades ao sistema operativo que irão demonstrar exatamente o que é enviado.
De acordo com o portal The Verge, a Microsoft encontra-se a testar uma nova versão do Windows 10 para os utilizadores no programa Insider, sendo que o destaque da mesma encontra-se na nova ferramenta “Windows Diagnostic Data Viewer”. Esta ferramenta permite aceder a todos os conteúdos que são enviados pelo sistema operativo para os servidores da Microsoft, incluindo os registos e logs de aplicações.
Obviamente, os dados apresentados ainda possuem algum cariz técnico, mas serão certamente valiosos para quem pretenda saber exatamente o que está a ser recolhido.
A ferramenta irá chegar primeiro aos utilizadores registados no programa Windows Insider, com a disponibilidade pública prevista para a próxima grande atualização do sistema operativo – a Redstone 4.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!