A Google encontra-se a aplicar mudanças na sua plataforma da Play Store, que poderão ter impacto sobretudo para aplicações de VPN que contem com algum género de bloqueio de publicidade.
A Google atualizou recentemente as regras da Play Store, tendo sido adicionada uma nova secção focada para aplicações que tenham alguma funcionalidade de VPN – ou que usem este serviço para alguma tarefa. Com as novas regras, a entrarem em vigor em Novembro de 2022, as VPNs ficam proibidas de alterarem a publicidade que é apresentada aos utilizadores – nomeadamente de a bloquearem.
O uso de VPNs era uma das formas que muitas apps usavam para bloquearem a publicidade de surgir aos utilizadores. Como exemplo, a aplicação Blockada, uma das mais conhecidas para esta tarefa, usa o sistema de VPN do Android para – de forma local – bloquear as ligações para listas de publicidade.
Existem também plataformas de VPN comerciais que fornecem a capacidade de bloquear a publicidade através do bloqueio de pedidos feitos sobre a ligação, que com estas novas regras ficam igualmente proibidas de o fazer.
Apesar de a ideia da Google ser bloquear aplicações que possam manipular os pedidos de publicidade de forma maliciosa, ao mesmo tempo estas nova regras vão também afetar quem usa sistemas de VPN para bloqueio local de publicidade. Ou seja, o exemplo das apps que usam a VPN apenas de forma local, para bloquear a publicidade apresentada.
Outro exemplo encontra-se sobre o DuckDuckGo Privacy Browser, que conta com uma funcionalidade de bloqueio de tracking no Android, e o qual usa a VPN local para filtrar os pedidos feitos para endereços conhecidos de tracking. Sobre estas novas regras, tal funcionalidade não será permitida.
De notar que a Google tem vindo a tentar limitar consideravelmente as plataformas de bloqueio de publicidade sobre os seus serviços. A Google Play Store não permite que sejam publicadas aplicações que diretamente bloqueiem a publicidade dos dispositivos – ou que a principal funcionalidade seja essa tarefa – exceto para aplicações de navegadores.
Do lado do Chrome, a empresa começou recentemente a implementar o novo Manifest v3 sobre as extensões da Chrome Web Store, que limita consideravelmente o funcionamento dos bloqueadores de publicidade.
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