1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Vodafone com rede 5G

 

O tráfego de dados na rede da Vodafone Portugal aumentou em 102% durante este verão (julho e agosto) quando comparado com o mesmo período de 2019, antes do início da pandemia.

 

Esta subida para o dobro reflete o perfil de consumo dos utilizadores, o maior recurso aos dispositivos móveis durante os tempos de lazer e férias, bem como o regresso aos grandes eventos que foram interrompidos durante a crise de saúde pública.

 

Em termos anuais (face ao verão de 2021), o aumento do tráfego entre julho e agosto deste ano foi de 35%, para o que contribuiu o uso de aplicações como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok.

 

Este resultado coincidiu ainda com a recuperação da procura turística no País, em particular a internacional, originada sobretudo por turistas de França, Espanha e Reino Unido. O tráfego de dados gerado por visitantes (roaming-in) cresceu 100% neste verão face ao de 2019, enquanto o número de utilizadores em roaming aumentou 34%.

 

Numa perspetiva global, as regiões de Algarve, Costa Vicentina e Minho foram aquelas em que se verificou um maior aumento sazonal de dados, sendo a região do Algarve aquela em que se registou o maior volume de dados móveis.

 

No primeiro verão desde que a Vodafone iniciou a oferta comercial do 5G em Portugal, o tráfego associado aos dispositivos ligados a esta rede móvel de nova geração representou 5% do total de dados processados em toda a rede Vodafone, chegando a atingir 11% nas zonas já totalmente cobertas com 5G.

 

Este aumento foi expressivo também em zonas onde se retomaram grandes eventos interrompidos durante a pandemia (como os festivais de verão, de que o Rock in Rio e o Vodafone Paredes de Coura são exemplo) e onde se registou grande concentração de utilizadores, tendo nestes casos o 5G representado cerca de 30% do total de tráfego de dados móveis.

 

O aumento generalizado da procura foi acompanhado por um robustecimento da capacidade de comunicações móveis proporcionadas pela rede Vodafone, em regiões como Algarve, Litoral Centro, Alto Minho e Trás-os-Montes, mais visitadas nesta altura do ano. O período entre as 20h e as 24h concentrou a maior parte do tráfego de dados, cerca de 22% do total diário.

 

Face a este crescimento, a Vodafone refere ainda que continua a manter o compromisso de “modernização das suas redes em todo o País, onde se inclui a implementação da rede 5G, para levar ao maior número de utilizadores as potencialidades de uma infraestrutura ainda mais rápida e fiável.”

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech