O falecimento da Rainha Isabel II tem vindo a ser uma das notícias nos últimos dias, e ao mesmo tempo existe no espaço online quem esteja a tentar aproveitar-se disso para enganar potenciais vítimas.
De acordo com a empresa de segurança Proofpoint, encontra-se ativa uma nova campanha de phishing, na qual é usado o tema da Rainha Isabel II para tentar levar ao roubo de credenciais de login da Microsoft.
O esquema começa quando as vítimas recebem um suposto email da Microsoft, a notificar para a criação de um memorial da Rainha criado usando Inteligência Artificial, e que tudo o que os utilizadores necessitam de fazer para ver o mesmo será aceder a um site com as suas contas.
Ao carregar no link presente na mensagem, os utilizadores são reencaminhados para um site que se assemelha ao do login da Microsoft, e onde são pedidos os dados. Se os utilizadores colocarem os seus dados, o sistema pode ainda pedir a autenticação em duas etapas para proceder com o roubo da conta – e os dados anteriormente recolhidos ficam automaticamente em controlo dos atacantes.
As próprias autoridades do Reino Unido já alertaram para situações de phishing que podem vir a surgir durante os próximos tempos, associados ao falecimento da Rainha, seja no formato de tentarem roubar dados pessoais e de login, ou esquemas de doações falsas e tentativas de roubo de dinheiro através de pagamentos fraudulentos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!