A Amazon parece interessada em que os utilizadores da Alexa tenham mais formas de comprar produtos da empresa... nem que isso passe por integrar mais publicidade sobre a plataforma.
A Amazon confirmou hoje que se encontra a lançar uma nova funcionalidade para marcas dentro do Alexa, sobre o nome “Customers Ask Alexa”. Esta vai permitir que, sobre determinadas questões enviadas para a plataforma, esta possa recomendar produtos de anunciantes na Amazon.
Basicamente, sobre determinadas questões onde seja facultada informação pela Internet, a Alexa pode agora integrar também recomendações de conteúdos patrocinados pelas marcas. Por exemplo, ao questionar a Alexa sobre “Como remover pelos de gato da roupa”, as marcas interessadas podem usar o sistema para recomendarem os seus produtos aos utilizadores em formato de resposta.
A empresa afirma que todos os conteúdos vão passar por um processo de moderação antes das perguntas ficarem publicamente disponíveis. De momento a funcionalidade encontra-se prevista apenas para os EUA e a Amazon nos EUA.
Apesar de a ideia poder agradar a marcas e anunciantes, para os consumidores pode ser visto como mais uma integração de publicidade na plataforma, com conteúdos que são diretamente recomendados pelas marcas como forma de “ads”.
No entanto, será improvável que os utilizadores realizem compras diretamente pela Alexa, já que a maioria dos que possuem acesso a este sistema, ainda optam por realizar as compras de forma manual na plataforma da Amazon, invés de usarem apenas a voz para o mesmo processo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!