Como se sabe, de forma recente a TAP foi alvo de um ataque informático, de onde dados pessoais associados com 1.5 milhões de clientes terão sido afetados. Os atacantes publicaram a lista completa dos afetados a partir do seu website na deep web, mas existe agora uma forma de validar se foi afetado.
O portal “have i been pwned?” acaba de enviar para a sua base de dados esta lista, permitindo assim que os utilizadores possam verificar se as suas informações pessoais estão afetadas por este ataque.
Tudo o que será necessário fazer será aceder ao site, e colocar no campo de texto o seu endereço de email principal. Caso tenha sido afetado, na lista de ataques irá surgir a referência aos dados da TAP.
De relembrar que o ataque aconteceu em Agosto de 2022, tendo sido expostos mais de 5 milhões de endereços de email únicos. Por entre os dados que terão sido roubados encontram-se nomes, datas de nascimento, números de telefone e moradas completas.
Caso o seu email esteja na lista de utilizadores afetados, recomenda-se que tenha atenção a qualquer mensagem que possa eventualmente receber, sobretudo de fontes desconhecidas, uma vez que se podem tirar proveito dos dados para enviar esquemas de phishing personalizados ou mais elaborados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!