1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu com kernel 6.0

 

A versão final do Kernel de Linux 6.0 já se encontra disponível, e para quem pretenda usar a mesma, agora existe já forma de o instalar na maioria dos distros.

 

O Linux Kernel 6.0 chega com algumas alterações, focadas sobretudo a nível da compatibilidade. Para a maioria dos utilizadores, as alterações podem não ser significativas, mas se está a usar hardware recente no mercado, talvez queira também atualizar para garantir que tudo funciona de forma correta.

 

Na maioria das distros, o kernel deve ser automaticamente instalado para a versão mais recente durante as próximas semanas. Mas para quem pretenda instalar desde já o mesmo, existem alternativas.

 

Neste artigo iremos mostrar como o fazer sobre o Ubuntu 22.04 LTS, embora o processo seja similar entre todas as versões e distros existentes. De notar, no entanto, que este método ainda se encontra longe de ser oficial, e portanto pode causar problemas inesperados no sistema – se está com receio, talvez seja melhor aguardar pela disponibilização oficial.

 

Para começar, inicie o terminal do sistema e verifique se o mesmo está completamente atualizado, usando o comando: sudo apt update && sudo apt full-upgrade

 

Depois, é também necessário certificar-se que o Secure Boot não está ativo. Apesar de os kernels serem oficiais, estes não se encontram assinados para já, e portanto, vão falhar no arranque caso o Secure boot esteja ativo. Deve realizar este procedimento na BIOS do sistema.

 

Feito isso, apenas necessita de voltar ao terminar e instalar a ferramenta de Mainline Tool, usando os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa

sudo apt update

sudo apt install -y mainline

 

Com a ferramenta instalada, será uma questão de iniciar a mesma, selecionar o kernel pretendido e instalar o mesmo. A tarefa deve ser realizada automaticamente, terminando com o reboot do sistema.

 

kernel 6.0 no linux ubuntu

 

Se tudo tiver sido feito corretamente, o sistema deve arrancar agora sobre a mais recente versão do Kernel de Linux. Pode agora aproveitar todas as melhorias.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech