1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Smartphone a ser usado

 

Mesmo que não pareça, faz quase 13 anos que o 4G começou a ser implementado como o futuro da tecnologia de comunicações móveis, e em vários países começou a ser adotado como o “padrão” das comunicações móveis. Hoje em dia, a tendência passa pelo 5G, embora esta ainda tenha um longo caminho a percorrer.

 

No entanto, cada vez mais no mercado se encontram dispositivos à venda com suporte a redes 5G, e a tendência será também para que estes modelos venham a começar agora a ficar mais baratos, conforme a tecnologia também comece a ser adotada em maior escala.

 

As estimativas apontam que, até 2026, cerca de 80% dos smartphones vendidos no mercado devem ter algum suporte para redes 5G. No início, os primeiros smartphones com suporte a redes 5G encontravam-se em gamas consideradas como “premium”, e com preços consideravelmente mais elevados.

Mas a tendência tem vindo a ser de cada vez mais dispositivos, até de gamas intermédias e baixas, contarem com suporte para estas redes, o que deve também reduzir os preços de entrada para quem esteja a pensar comprar um smartphone com capacidade de suporte para a nova geração de redes.

 

De acordo com os dados da IDC, espera-se que nos próximos anos tanto os smartphones com 5G como os de 4G venham a ter quedas nos preços, deixando o 5G de ficar limitado a dispositivos de gamas elevadas. A tendência tem vindo a ser sentida já desde 2020.

Na altura, os preços médios de dispositivos 5G encontrava-se nos 632 dólares, sendo que atualmente esse valor encontra-se nos 616 dólares. No entanto, as previsões apontam que o preço baixe até aos 444 dólares em 2026.

 

dados da IDC sobre preços smartphones 5G

 

Por sua vez, o preço médio dos smartphones 4G também deve cair, passando de 278 dólares em 2020 para 106 dólares em 2026, em parte porque esta tecnologia vai encontrar-se em cada vez menos dispositivos, e o 5G deverá ser o foco para a grande maioria dos fabricantes – das mais variadas gamas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech