1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Defender com malware

 

A Microsoft lançou o Microsoft Defender como a base de proteção para todos os sistemas Windows. No entanto, se o mesmo tem vindo a receber melhorias nos últimos anos, ainda se encontra longe de fornecer verdadeiramente total proteção para o sistema em comparação com algumas alternativas.

 

E isso é demonstrado no mais recente teste da empresa AV-Comparatives, relativo a Setembro de 2022. Por entre todos os softwares de segurança testados, a solução da Microsoft é uma das que se demonstra pior na identificação de malware e ataques quando se encontra sobre sistemas offline.

 

Embora a maioria dos computadores estejam atualmente ligados quase de forma permanente à internet, ainda existem situações onde tal pode não ser possível. A maioria dos softwares de segurança fazem uso desta ligação permanente à internet para manterem as suas bases de dados atualizadas, mas também para validarem rapidamente se um ficheiro ou ação é maliciosa ou não.

 

Qualquer bom software de segurança deve, quando ligado à internet, manter uma boa taxa de proteção – e o Microsoft Defender também o verifica. No entanto, as situações de ataque offline são igualmente importantes de ter em conta, e aqui a solução da Microsoft é uma das piores.

 

Por entre todas as soluções, a da Microsoft encontra-se quase na lista do fundo com uma taxa de deteção offline de apenas 69.8%. Em comparação, o melhor programa neste aspeto terá sido o G DATA, com uma taxa de deteção de 96%.

Quando se coloca online, o software da Microsoft garante uma proteção de 99.99%.

 

dados do estudo

 

Outro ponto importante a ter em consideração são os falsos positivos. E neste aspeto a solução da Microsoft volta a ter problemas, com 19 ficheiros incorretamente identificados como malware.

 

Quanto ao nível de proteção, sobre 10.019 amostras de malware, a solução da Microsoft demonstrou-se igualmente eficaz, com uma taxa de deteção onde apenas um malware conseguiu escapar da mesma.

 

dados de identificação de malware

 

A Microsoft tem vindo a melhorar consideravelmente a segurança dos seus sistemas desde que começou a integrar o Defender como uma solução padrão no Windows. No entanto, ainda existem alguns aspetos a ter em consideração para quem vá fazer uso do mesmo – e neste caso, a deteção em situações offline é um ponto importante a ter em conta, sobretudo para utilizadores de portáteis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech